segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CURRICULO TRADICIONAL



Segundo a teoria de Durkheim a educação é socializadora das novas gerações, a educação de cima para baixo, a educação tem a função de transmitir as tradições culturais e as regras sociais, contribuindo para adaptação do indivíduo à sociedade. 
O homem é um ser social (se relaciona à sociedade) e um ser individual (vida pessoal).Esta pedagogia ganha forma nos moldes curriculares tradicionais. A estrutura deste currículo é bastante familiar em nossas escolas. 
Ele organiza as disciplinas e seus respectivos conteúdos de maneira fragmentada, promovendo uma educação linear onde não há articulação de temas, conhecimento é meramente transmitido sem nenhuma preocupação com a contextualização. 
O maior comprometimento da escola é a formação intelectual e moral de seus alunos. Os conteúdos são os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e são transmitidas como verdades absolutas. 
Essa transmissão acontece de forma oral e predomina a metodologia da repetição e memorização características forte de um ensino livresco e enciclopédico. O aluno é visto como um sujeito passivo e domesticado, armazenador de informações. 
O professor é o detentor do saber e a autoridade máxima deste ambiente. A critica a esta tipologia curricular esta no fato de alimentar a alienação, desvalorizar a construção do conhecimento e promover uma educação insuficiente e sem valor. Este currículo é vivo e atuante em nossas escolas. 
Na descrição apresentada incluem-se as escolas tradicionais religiosas ou leigas que adotam uma orientação clássico-humanista ou uma orientação humano-científica.

Um comentário:

  1. Eu discordo de que esse sistema tradicional esteja tão presente assim como foi dito, a maior parte dos professores que tive, sobretudo de 2009 para cá, vem se apoiando em filmes, rodas de conversa etc.
    Tenho a impressão que atualmente ser tradicional é ser alternativo.
    Sinceramente acredito que o ideal é mesclar a educação tradicional com a construtivista, apesar de preferir a tradiconal.

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