Segundo a teoria de
Durkheim a educação é socializadora das novas gerações, a educação de cima para
baixo, a educação tem a função de transmitir as tradições culturais e as regras
sociais, contribuindo para adaptação do indivíduo à sociedade.
O homem é um ser
social (se relaciona à sociedade) e um ser individual (vida pessoal).Esta
pedagogia ganha forma nos moldes curriculares tradicionais. A estrutura deste
currículo é bastante familiar em nossas escolas.
Ele organiza as disciplinas e
seus respectivos conteúdos de maneira fragmentada, promovendo uma educação
linear onde não há articulação de temas, conhecimento é meramente transmitido
sem nenhuma preocupação com a contextualização.
O maior comprometimento da
escola é a formação intelectual e moral de seus alunos. Os conteúdos são os
conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e são
transmitidas como verdades absolutas.
Essa transmissão acontece de forma oral e
predomina a metodologia da repetição e memorização características forte de um
ensino livresco e enciclopédico. O aluno é visto como um sujeito passivo e
domesticado, armazenador de informações.
O professor é o detentor do
saber e a autoridade máxima deste ambiente. A critica a esta tipologia
curricular esta no fato de alimentar a alienação, desvalorizar a construção do
conhecimento e promover uma educação insuficiente e sem valor. Este currículo é
vivo e atuante em nossas escolas.
Na descrição apresentada incluem-se as
escolas tradicionais religiosas ou leigas que adotam uma orientação
clássico-humanista ou uma orientação humano-científica.
Eu discordo de que esse sistema tradicional esteja tão presente assim como foi dito, a maior parte dos professores que tive, sobretudo de 2009 para cá, vem se apoiando em filmes, rodas de conversa etc.
ResponderExcluirTenho a impressão que atualmente ser tradicional é ser alternativo.
Sinceramente acredito que o ideal é mesclar a educação tradicional com a construtivista, apesar de preferir a tradiconal.