É a representação de tudo o
que os alunos aprendem pela convivência em meia à convivência e a
espontaneidade e o meio a várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos,
percepção que vigoram no meio social e escolar. O termo oculto significa que
ele não está prescrito, não a parece no planejamento, embora se constitua como
importante fator na aprendizagem.
O currículo oculto é representado pelas
influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor
proveniente da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas
pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola, ou seja, das
praticas e experiências compartilhadas em escola e nasala de aula, (Líbano, p.
172).
Portanto o currículo oculto é constituído por
todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo
oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens sociais
relevantes. O que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes,
comportamentos, valores e orientações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário