MEC lança cadernos para debater o currículo na rede pública
Indagações Curriculares: os cinco eixos
A temática da publicação Indagações Curriculares está dividida em
cinco eixos que são tratados em cadernos específicos elaborados por uma equipe
de especialistas, sob a coordenação da Secretaria de Educação Básica do
Ministério da Educação. Esse material foi distribuído às escolas das redes
públicas estaduais e municipais, a partir de dezembro de 2008.
O documento propõe que o debate envolva os profissionais das escolas e
das secretarias de educação que devem formular e oferecer respostas para cinco
perguntas sobre o currículo: o que é; para que serve; a quem se destina; como
se constrói; e como se implementa?
Cada caderno trata de um eixo e apresenta a relação dos especialistas
e coordenadores que trabalharam na construção dos conteúdos:
Currículo e desenvolvimento humano – Texto elaborado por Elvira Souza
Lima, traz uma reflexão sobre o tema tendo como referência conhecimentos de
psicologia, neurociências, antropologia e lingüística. O documento tem 56
páginas.
Educando e educadores: seus direitos e o currículo – É um material
construído por Miguel Gonzáles Arroyo, que ressalta a importância do trabalho
coletivo dos profissionais da educação na construção de parâmetros de sua
atividade. Material com 52 páginas.
Currículo, conhecimento e cultura – De Antônio Flávio Moreira e Vera
Maria Candau, apresenta elementos para reflexão sobre questões consideradas
significativas no desenvolvimento do currículo nas escolas. Aborda a construção
do conhecimento escolar como característica da escola democrática, que reconhece
a multiculturalidade e a diversidade como elementos de construção do processo
ensino-aprendizagem. Texto com 48 páginas.
Diversidade e currículo – Conteúdo preparado por Nilma Lino Gomes,
apresenta reflexões colocadas por educadores nas escolas e em encontros da
categoria: que indagações a diversidade traz para o currículo? Como a
diversidade é pensada nos espaços sociais? Como lidar de modo pedagógico com a
diversidade? Texto com 48 páginas.
Currículo e avaliação – No caderno de Cláudia de Oliveira Fernandes e
Luiz Carlos Freitas, a avaliação é apresentada como uma das atividades do
processo pedagógico da escola. O texto faz considerações sobre a avaliação da
aprendizagem dos estudantes que ocorre na escola, avaliação da escola e do
sistema escolar. Material com 44 páginas.
http://portal.mec.gov.br/index.php?id=11987&option=com_content&task=view
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